Crise dos 30

Christiane, pára de show. Fazer 30 anos é uma idade como outra qualquer.“.

Não é. Não venham os pós-trinta me dizerem que é normal, porque NÃO é. E nem venham me dizer que “30 is the new 20“, porque também não é.

Aos 20 anos eu estava na faculdade, fazendo besteira, sem muitas responsabilidades e com uma expectativa de anos e anos futuros para me estabelecer em todos os âmbitos da vida. Aos 30 anos eu sou dona dos meus atos, tenho as minhas responsabilidades e ainda não me estabeleci em todos os âmbitos da vida.

Aos 20 anos eu achava que teria passado num baita concurso público, que estaria casada e com filhos, que estaria rica, que meu passaporte mostraria que andei viajando pelo mundo todo. Aos 30 eu mal tenho tempo para estudar direito para algum concurso, não estou casada, não tenho filhos, tô longe de ser rica e nem tenho passaporte.

Aos 20 anos eu achava que aos 30 eu não teria mais nada para criar na vida: Só vivê-la. Aos 30, eu vejo que ainda nem comecei a viver direito.

Aos 30 anos, eu me sinto no limbo: Sou muito velha para algumas coisas, sou muito nova para outras. Sou velha demais para jogar pique-bandeira, mas sou nova demais pra jogar dominó na praça com os aposentados. Sou velha demais para entrar numa escola de balé, mas sou nova demais para entrar num curso de tricô. Sou velha demais para escrever diários, mas sou nova demais para escrever minha autobiografia. Sou velha demais para ir ao parque de diversão, mas sou jovem demais para olhar de fora os outros se divertirem. Sou velha demais para ficar planejando o futuro ao invés de vivê-lo, mas sou nova demais para temer o futuro, ao invés de aguardá-lo.

Eu estou em crise. Até fazer 30 anos, eu vou ficar remoendo tudo o que eu esperava ser aos 30 e ainda não sou. Quem sabe, depois dos 30, isso passa e eu perceba que perdi tempo, sofrendo por patavinas. Mas até lá, eu vou continuar em crise. E contando que esse 4 de julho demore bastante a chegar.

5 comentários sobre “Crise dos 30

  1. O que passamos aos 15,é o que passamos aos 30,e assim vaiiiiiiiii….Tenho 3.1 e,continuo com meus diários, indo ao parque,parei minhas aulas de balé devido a saúde,quem decide seus limites é vc,sua linda!!!
    Então,não se limite!!!
    Vc verá que sofreu antes do tempo á toa…

  2. Quando criança ou adolescente, tentava imaginar em que estaria trabalhando, com quem estaria casado e torcia para meus pais estarem vivos. Basicamente isto.
    Hoje, continuo tentando imaginar se estarei casado daqui a 5 ou 10 anos ou se vou mesmo virar pó, sem aliança no dedo.
    Acho que dependendo do que estiver me ocupando na vida, vou esquecendo de me preocupar com estas e outras coisas de um futuro “cada vez mais próximo.

Deixe um comentário