Por que lutar?

Por que eu continuo indo aos protestos na rua?

Pois é… Por quê? Por quê, se aquela palhaçada de PEC 37 foi rejeitada na Câmara, né? Porquê, se a proposta que fará da corrupção, crime hediondo, foi aprovada? Por quê, afinal de contas?

Eu estou lutando por transparência. Eu quero uma Comissão Especial de Investigação para analisar todos os gastos com Copa e Olimpíadas. Eu quero revisão de todos os contratos de licitação de obras públicas. E eu quero, com urgência, a revisão e reforma da Lei de Licitações Públicas, que dá várias brechas para a corrupção.

Eu estou na rua porque sou a favor da máxima “menos Estado, menos impostos“. Eu sou a favor da redução dos impostos para produtos da cesta básica, para medicamentos e serviços ligados à saúde, para transporte público e para todos os serviços ligados à educação. Eu estou na rua porque acredito no fim do regime de concessão que veda a concorrência e cria monopólios, como no setor de transporte, nos pedágios entre tantos outros. Isso sim me parece justo.

Eu estou na rua porque a PEC 33 é um absurdo sem tamanho. É o tipo de iniciativa que tenta amordaçar o Poder Judiciário, dando poderes plenos e soberanos ao Poder Legislativo e Executivo. Você sabe do que se trata essa PEC, né? Não me decepcione. Enfim, ela diz que todas as decisões de mérito do STF que, por exemplo, versem sobre a inconstitucionalidade de algum projeto de Lei, deixariam de possuir imediato efeito vinculante e eficácia contra todos e seriam encaminhadas ao Congresso, que passa a ter o direito de se manifestar de forma contrária a decisão. Se as decisões do Supremo (Poder Judiciário) tiver que passar pela aprovação do Congresso (Poder Legislativo), minha gente, a soberania vai estar nas mãos de um único poder. Isso é inaceitável.

Eu estou na rua porque a PEC 280 precisa ser aprovada: De autoria do falecido Deputado Clodovil Hernandes (sim, ele mesmo!), a proposta reduz o número atual de Deputados (513!) para, no máximo, 250. Ou seja, uma redução de 43 milhões de reais por mês dos gastos com corruptos. Você acha que não vale a pena lutar por R$ 43.000.000,00?

Eu estou na rua porque acredito em uma Lei de Responsabilidade Fiscal realmente rigorosa, que proíba que o Estado gaste mais do que arrecada e que proíba que o BNDES empreste capital a grandes empresas para comprar outras, afinal, o BNDES é um fundo de capital para utilização em casos de interesse nacional. Qual é o raio do interesse nacional na fusão da Sadia com a Perdigão, por exemplo, minha gente?

Eu estou na rua porque quero medidas concretas e viáveis para solução, a curto e médio prazo, dos milhões de problemas do país. Eu estou gritando um grito engasgado. Um grito de 20 anos de omissão. Se nós permitimos que a corrupção virasse essa bola de neve, cabe a nós detê-la para que faça menos estragos.

“Você pode dizer que sou uma sonhadora. Mas eu não sou a única”.

Um comentário sobre “Por que lutar?

Deixe um comentário